Turismo, Gastronomia e Cultura


japoca ou physalis
O Turismo hoje em dia já pode ser considerado um quarto setor, mobilizando várias atividades direta ou indiretamente ligadas a viagens e deslocamentos. São muitos os motivos que levam uma pessoa a empreender uma viagem de turismo: turismo romântico, ecoturismo, turismo de aventura, e, entre tantos outros, o gastronômico.

Capuchinha, a flor que é uma salada
O turista procura uma experiência nova, a alteridade, assim sendo, a cultura é o primeiro elemento ligado ao turismo. Fazer turismo é sempre lidar e conhecer a cultura do outro. A troca que ocorre é o principal legado proporcionado aos envolvidos, a quem oferece e a quem recebe. É importante que a comunidade que recebe se aproprie dos valores e princípios de sua identidade para que não se descaracterize e se perca.

Seu Quim e seu carro de bois
A gastronomia, além de ser uma experiência completa, gustativa, olfativa e visual, é uma forma de entender a cultura de uma comunidade. Ela resume e concentra os hábitos e costumes, as tradições e as soluções que determinada população herdou e escolheu. Por esse motivo é fundamental valorizar, preservar e resgatar a culinária, tanto do ponto de vista de suas técnicas como dos ingredientes e da apresentação dos pratos. 



cogumelos selvagens
Gonçalves, cidade do Sul de Minas Gerais, reúne todos os atrativos para o turista: paisagens montanhosas exuberantes, com rica fauna e flora, lindos mananciais, comunidade receptiva e bem-humorada, e a culinária caipira e mineira que preserva seus traços tradicionais, cozinha em fogão à lenha, fornos de barro, hortas de quintal. Aqui a experiência turística é elevada à sua máxima: renovada em todos os sentidos, literalmente.

Um comentário:

  1. Olá pessoal,eu e minha família tivemos o privilégio de conhecer esta encantadora cidade, a "Pérola da Mantiqueira" como é conhecida; uma cidade com um brilho diferente, abençoada por Deus!!!Sua natureza exuberante, gente amável e hospitaleira e, essa culinária da roça, nos conquistou. Pretendemos voltar muito em breve.Parabéns a todos, que unidos estão trabalhando por uma Gonçalves cada dia melhor!!!

    ResponderExcluir